Nossa História

A História da Alina de Brito

A Escola foi fundada em 21 de fevereiro de 1983 com a denominação de Escola Estadual de Ensino Supletivo Alina de Brito, em homenagem a porfessora Alina de Brito, cuja trajetória e vida foi um exemplo de superação.
Nascida em 29 de novembro de 1863 no estado de Goiás, diplomou-se na escola Normal em 1888 onde também lecionou. Criou programas e métodos pedagógicos para profissionais em educação.
Em 1915, debilitada pela diabete, não esmoreceu, continuou em sua residência desenvolvendo cursos profissionalizantes. A doença causou-lhe a cegueira. Iniciou aprendizado do alfabeto Braile e tornou-se professora, reformulando o ensino para cegos que era muito deficiente. O destino a testou novamente, ficou surda, mas não desanimou, escreveu inúmeros livros e adaptou para o Braile que são utilizados até hoje.
Alina de Brito faleceu em 31 de julho de 1934, deixando um legado a ser seguido e louvado, pois, mesmo diante da cegueira e surdez não deixou de levar o saber a todos quantos buscam.
A primeira diretora foi a professora Gerusa, que inaugurou a escola com 200 alunos, na Estrada dos Bandeirantes.
A segunda diretora, professora Gilda de Menezes da Silva, deu continuidade ao trabalho, aumentando o numero de turmas e alunos. Por motivos de saúde deixou a direção.
O professor Antonio Carlos Peixoto Pertence abraçou a Escola e deu novos rumos a mesma,conseguiu sua transferência para o CIEP Ulisses Guimarães devido a obras que o município teria que fazer. Permanecemos neste endereço por dois anos, quando, por motivos extras nos mudamos para o atual endereço: Condomínio Merck - juntamente com a E.M. Nelson Rodrigues. Implantou imediatamente o Ensino Médio. Ao final do ano de 2007 por problemas de saúde o professor se afastou do cargo e assumiu o professor Max Mauro, que imediatamente implantou uma gestão compartilhada e organiza uma nova Alina de Brito com novos profissionais atuando juntamente.
 Hoje já temos implantado: Sala de leitura, Laboratório de Informática, Laboratório de Quimica e Biologia. Temos também aulas de reforço. Estamos desenvolvendo alguns projetos, juntamente com a Secretaria Estadual de Educação, e com certeza temos muito mais para fazer, pois, nossa Equipe Pedagógica está querendo muito mais.